centenário maracatu cambinda brasileira

#maracaaturural
Centenário Maracatu Cambinda Brasileira
Nazaré da Mata PE Brasil 2018
PHOTO/TEXT BY RB
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nazaré da Mata PE Brasil 2018

"Me enterre, mas não deixe o Maracatu morrer ....

Logo que cheguei nessas bandas de Pernambuco, 3 dias antes da grande festa, fui até a sede do centenário Maracatu da Cambinda Brasileira, para conhecer mais a respeito desse movimento folclórico. Primeiro contato que fiz, foi com Pedro Alexandre, diretor do grupo e nativo da terra. Logo logo ele se apresentou, abriu aquele sorrisão, percebeu meu sotaque e perguntou de onde vinha. Já no primeiro momento, me senti em casa e as portas se abriram para eu desvendar minhas curiosidades. Pedro é um dos diretores do grupo, trabalha como segurança de um figurão da sociedade Nazarena, para sustentar a família e como todos vive a vida pelo Maracatu. Um cabra arretado que representa toda hospitalidade do povo nordestino. Casado, pai de 3 filhos, dedica seu tempo vago em favor da tradição do Maracatu, viveu 20 anos no engenho do Cume e aprendeu a arte do Maracatu com os tios e primos.

É um homem vivido e sabe o que quer, organiza tudo dentro do grupo, pessoa de caráter íntegro. Fiquei ali na sede fotografando tudo que acontecia e ele sempre dizia “fique a vontade a casa é sua”, isso me motivou a clicar mais e mais. Fiz várias fotos de todos trabalhando e o entrevistei. Ele parou alguns minutos para responder meus anseios e delicadamente pediu desculpa por não me dar tanta atenção o quanto precisava. No outro dia, voltei para mostrar o que havia publicado. Li em voz alta e mostrei as fotos, ele gostou muito e disse que o texto casava certinho com que me contará.

Dai, veio o carnaval e fiz questão de fotografar o grupo do Cambinda Brasileira por conta da atitude dele comigo. As apresentações foram de tirar o fôlego, simplesmente amei tudo que presenciei.

Hoje pela manhã voltei na sede para despedir de todos e cumprimentá-los pelo sucesso nas apresentações. Como sempre, Pedro estava lá organizando as fantasias, final de contas no ano que vem tem mais. Como sempre,ele não parava nem um minuto, corria para todos os lados e vi o quanto seus olhos brilhavam. Conversei com ele por uns minutos e percebi o quanto ele é uma pessoa especial. Não é a toa que ele representa o Rei na corte do Maracatu. Pessoas como ele que faz a diferença. Por esse e outros motivos, sinto que estou no caminho certo, conhecer e presenciar tudo isso me faz feliz e realizado. Obrigado a todos que me acolheram e em especial ao Rei Pedro Alexandre pelo respeito e carinho com que me receberam. É isso ai, vamo que vamo !!!!!!!!!!!!!!