Caruaru cattle fair

#feiradegadodecaruaru
Caruaru Cattle Fair | Caruaru PE Brazil 2018
PHOTOS BY RB
ALL RIGHTS RESERVED

Caruaru PE Brasil 2018

Valeu a pena esperar mais alguns dias para fotografar a feira de gado de Caruaru. Chuva fininha e céu nublado, perfeito para produzir as fotos, decidi fotografar em preto e branco, contextualizaria todos os movimentos e reações dos personagens. O espaço exige uma interação de homens com animais, completamente diferente de tudo que já conhecia sobre feiras.

A feira de gado fica afastada do centro da cidade, num enorme espaço para comercialização de todo tipo de animais, sendo que a principal atividade é o comércio de gado. Uma multidão se aglomerava em grupos que comercializam todo os animais, comerciantes vindos de várias partes da zona rural, negociam em rodas onde as ofertas eram oferecidas a céu aberto. Vendo como as negociações eram feitas, resolvi ficar afastado, era nítido que dinheiro em espécie.

Percebi que ali todos eram homens, indaguei a um senhor, por que não havia mulheres, explicou que a feira de gado era para os homens e a feira de artesanato era para mulheres, isso acontece há séculos desde o inicio das feiras de Caruaru, me disse também que nesse momento critico que o país passa, não era razoável para as negociações, em momentos no passado recente, a feira ficava lotada e hoje não passava de 40% que já representou. Mesmo assim, a tradição não pode morrer, pois a região precisa da feira para alavancar e movimentar negócios.

Com todas as informações, comecei a registrar todos os movimentos da feira. Durante duas horas registrei momentos na interação homem e animal. Usei uma lente teleobjetiva para garantir que não iria intimidar, fotografei numa distância razoável e consegui fotos perfeitas como se estivesse muito perto de tudo.

Resultado disso tudo, foi que consegui construir imagens que contam história dessa feira única que continua viva graças à tradição que passa de pai para filho.