Mago buca

#buca
Antônio Leite
Alto do Moura, Caruaru PE Brasil 2018
PHOTO/TEXT BY RB
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Alto do Moura, Caruaru PE Brasil 2018

Quando penso a trajetória que me trouxe até aqui, na busca de rever um cabra cearense que vive nos arredores de Caruaru, me emociono. A vontade de encontrar Buca, aconteceu quando esbarrei com um pernambucano que é chegado de Buca, lá nas bandas de Berlim. Avelino me fez reviver todos os momentos que passei quando tinha como missão desvendar os passos do Capitão Lampião, para conclusão da minha defesa de mestrado. Cruzei do litoral ao sertão várias vezes. Buca é um grande conhecedor das artimanhas de Lampião e me ensinou bastante sobre a personalidade do cangaceiro.

Conhecido como Buca, esse nordestino arretado, pai do Gurajiru, carrega o nome de Antônio Leite. Homem simples e reservado, que tem a magia da arte, tudo que cai em suas mãos se transforma em aura. Um artista completo, tela, cerâmica ou desenho, o cabra manda muito bem.

Com personalidade marcante e sangue nômade, ele vive da arte. Mora no Alto do Moura, um lugarejo onde o barro é a excelência de negócios, ele aproveita de sua capacidade de criação para desenvolver suas habilidades para tirar seu sustento.

Passei uma tarde inteira em sua casa e escutando suas histórias sobre o mundo que o cerca. Almoçamos cuscuz com carne guisada, conversamos tudo que não havia conversado nesses anos todos. Dai, falei com ele que gostaria de produzir um ensaio. Todos que conhecem meus ensaios, sabem da quantidade de fotos que faço para contextualizar minhas obras, desta vez foi mais rápido que pensei. Precisei de pouquíssimos clicks para contar sua história. Enfim, foi uma alegria enorme encontrar novamente com Buca e prometi, na próxima vez que nos encontrássemos, seria numa praia no nordeste, onde ele sonha em viver em breve.

Fico por aqui, na torcida que a vida lhe proporcione saúde e alegria na criação de suas obras e em breve nos encontraremos novamente para resenhas.

Nos vemos Mago Buca e que os Deuses do cangaço lhe proteja.