pinhole é o nome, sobrenome Belo

#isaiasbelo
Pinhole é o nome, sobrenome Belo.
Oficina de Cerâmica Francisco Brennand
Recife PE Brasil 2018
PHOTO/TEXT BY RB
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

Recife PE Brasil 2018

Pinhole é o nome dele, sobrenome Belo. Faz um bom tempo que não o encontrava, há 10 anos, o conheci em Nazaré da Mata, na zona da mata de Pernambuco, fotografando com suas milagrosas pinholes, uma maneira de registrar imagens com uma latinha com um furinho feita por uma agulha. Nesse tempo todo acompanhei de perto seus trabalhos. Isaias Belo é um cabra arretado, recifense, foge completamente da usual maneira de fotografar. Com seu jeito simples de ser, ele sobrevive das imagens condensadas em sua câmera de pinhole. Sua trajetória começou aos 23 anos quando se inscreveu num curso de fotografia do Senac, nessa época trabalhava junto ao Mestre Francisco Brennand, onde percebeu sua inclinação pelas artes visuais.

Entre um curso e outro ele descobriu a magia do Pinhole, dai decidiu fazer de suas imagens únicas uma linguagem extraordinária. Dai pensei, nada melhor que contextualizar esse ensaio fotográfico nas galerias da Oficina de Cerâmica de Brennand. Isaias detalhou tudo que sabia sobre o mago da cerâmica, usei das informações e fotografei como o grande mestre Brennand estivesse ali presente. E assim o fiz, construí imagens como estivesse encarnado no olhar do mestre Brennand.

Belo não é só um nome e sim uma bela pessoa , um cabra que acredita em seu trabalho, árduo mas compensador. Autor de livros de fotografias, ele conta histórias registradas com fotos construídas de uma simples câmera de Pinhole.

Que o grande Deus o proteja, na sua trajetória de sobrevivente de sua própria arte ao manifestar suas inquietações visuais. Desejo a maior sorte do mundo a ele, que continue a pessoa dócil, no seu desejo de construir imagens que o faz tão especial.